Fall In Love With More Free Templates! Click Here To Get Your Own Smitten Blog Design... »

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Quanto tempo...

Muito tempo sem escrever aqui e confesso que fico muito chateada com isso ):
Mas, com um novo ano chegando, uma era de mudanças se inicia e uma das minhas metas para esse novo ano é me dedicar mais no Blog!
Falando de metas, vou postar aqui o discurso que eu fiz na sacramental da minha ala no dia 26/02/2010, sobre estabelecer metas pessoais e familiares, baseado na Lição 32: Como Estabelecer Metas Pessoais e Familiares, do Manual Básico da Mulher SUD.
Espero que gostem!
Beijos e Feliz ANO NOVO!


Discurso Sacramental – 26/12/2010

Tema: Estabelecer Metas Pessoais e Familiares


Meu discurso está dividido em 5 tópicos:

Vamos ao 1º.

A Necessidade de Metas

Meta é um padrão, uma habilidade, um ideal ou um destino que tem de ser alcançado. Estabelecemos uma meta, quando decidimos realizar determinada coisa. Algumas, tais como limpar um quarto ou ler um livro, podem ser realizadas em pouco tempo. Outras, tais como economizar dinheiro para comprar uma casa ou aumentar o amor e a paz na família, podem levar meses ou anos. As metas que nos ajudarão a nos tornarmos dignas de habitar com o Pai Celestial, podem levar a vida inteira, e algumas talvez nunca sejam alcançadas durante a vida terrena, exigindo esforço adicional no mundo vindouro.

O Pai Eterno declarou qual é Seu objetivo em relação ao Seu trabalho: “Pois eis que esta é minha obra e minha glória: Levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem”. (Moisés 1:39) Para que Ele alcance tal objetivo em nossa vida, precisamos estabelecer metas que nos capacitem a torná-la produtiva e feliz. Isso nos ajudará a ser dignas de retornar ao Pai Celestial.
Diz-se que “se você não sabe aonde vai, não faz diferença que caminho toma”. (Citado por John H. Vandenberg, Conference Report, abril de 1966, p. 92; Improvement Era, junho de 1966, p. 533)

Algumas pessoas desperdiçam dias, meses e anos de sua vida, trilhando caminhos que não as conduzem a lugar nenhum. Outras estabelecem metas e progridem paulatinamente, trilhando caminhos que as conduzem a grandes realizações.

O Presidente Spencer W. Kimball fez a seguinte declaração sobre metas missionárias:
“Nossa meta é conseguir a vida eterna. Essa é a meta mais importante do mundo. Não nos opomos às metas. Não queremos que os presidentes de estaca e de missão de tempo integral estabeleçam quotas para os missionários. Ao contrário, esperamos que incentivem os missionários a estabelecer as próprias metas, e que elas sejam suficientemente elevadas para desafiá-los a empenharem-se ao máximo para alcançá-las. Irmãos, esperamos que vocês lhes transmitam essa mensagem. Contamos com vocês para ensinarem esses princípios e fazerem o acompanhamento.(…)
Encoragem-nos e incentivem-nos a fazer e alcançar metas por si mesmos. (…) Não se deve necessariamente medir o sucesso pela facilidade em alcançar a meta traçada, mas pelo progresso e realizações.” (Seminário de Representantes Regionais, abril de 1975)

Ao falar às mulheres SUD, o Presidente Kimball recomendou que estabelecessem metas que exigissem esforço para serem alcançadas. (…) “O desenvolvimento vem do estabelecimento de metas elevadas e de se tentar alcançar as estrelas.” (“Privileges and Responsabilities of the Sisters”, Ensign, novembro de 1978, p. 103) Disse também: “Cremos no estabelecimento de metas. Vivemos por meio de metas. (…) Temos que tê-las para progredir”. (Seminário de Representantes Regionais, abril de 1975)


Como Estabelecer Metas Individuais
Qual deveria ser o objetivo mais importante de sua vida?
Já que nossos talentos, habilidades e fraquezas diferem, precisamos estabelecer diferentes metas individuais, que nos ajudem a alcançar nosso objetivo principal tanto no plano espiritual, quanto no plano físico e material.

Antes de estabelecer metas, devemos orar e meditar, bem como pedir ao Pai Celestial que nos ajude a saber quais são nossas fraquezas, em que precisamos melhorar e quais deveriam ser nossos objetivos. As instruções dos líderes podem ajudar-nos a estabelecer metas. Devemos desenvolver a mesma atitude que o Presidente Spencer W. Kimball mencionou em uma conferência geral: “Resolvi que vou voltar para casa e ser melhor do que tenho sido...’’ (Conference Report, outubro de 1977, p. 113; Ensign, novembro de 1977, p. 75)

Estabelecer Metas Familiares


Além das metas individuais, devemos falar com nossa família e estabelecer metas a serem alcançadas em conjunto. Podemos tentar alcançar metas individuais e familiares ao mesmo tempo. Com a família, podemos estabelecer uma meta geral, para aumentar o amor, paz e felicidade no lar.

Talvez desejemos aumentar o conhecimento que nossa família tem das escrituras ou melhorar sua freqüência e atividade na Igreja. Talvez queiramos trabalhar com a família para aumentar a limpeza e arrumação da casa. Talvez nossa família deva gastar dinheiro com mais sabedoria, ou começar um programa de armazenamento doméstico. O Élder Rex D. Pinegar contou-nos uma experiência que ele e sua família tiveram, ao estabelecerem metas familiares:
“Certo dia, minha mulher fez-me uma pergunta que me deixou surpreso. Disse ela: “Rex, o que você realmente vai ser? (…) Quais são suas metas, seus objetivos na vida?’ Dei-me conta então de que eu nunca os tinha partilhado com ela. Aquilo me magoou um pouco e pude ver que provavelmente também magoara minha mulher; portanto, falamos sobre nossa família e decidimos o que fazer com nossa vida. (…) Desejávamos servir ao Senhor e estar onde Ele queria que estivéssemos e quando Ele o quisesse. Para isso, tínhamos de ter uma renda, portanto, estabelecemos metas de acordo com essa idéia. Significava mudar-nos, e foi o que fizemos. Significava freqüentar a escola durante treze anos. (…) Mas tais metas tinham sido secundárias para a família, secundárias para a manutenção da unidade familiar”. (“Goals and Family Life”, Devotional Speeches of the Year, 1976, pp. 39)

O estabelecimento de metas familiares nos ajuda a crescer em amor e união e a alcançar a exaltação junto ao Pai Celestial.


Como Alcançar Nossos Objetivos

O Bispo John H. Vandenberg disse: “Sinto que o estabelecimento de metas é absolutamente necessário para uma vida feliz; mas a meta é somente uma parte dos procedimentos desejados. Precisamos saber que caminho tomar para alcançá-la. (…) (As pessoas) precisam comprometer-se consigo mesmas, anotando suas metas e fazendo um registro do cumprimento de suas realizações”. (“Strait Is the Gate”, Improvement Era, junho de 1966, p. 534)

A atitude positiva ajuda-nos a alcançar as metas que estabelecemos para nós. Ao nos esforçarmos diariamente para melhorar, devemos tirar alegria e satisfação de nossas realizações, por menores que sejam.

O estabelecimento de metas ajuda-nos a realizar nossos desejos justos na mortalidade e na vida futura. As metas individuais podem guiar-nos para o triunfo pessoal. Nossas metas familiares podem ajudar na união e exaltação de nossa família.

Quando nos esforçamos para alcançar metas justas, estamos procurando cumprir o mandamento do Senhor: “Sede vós pois perfeitos“. (Mateus 5:48)


Desafio para fazer aos irmãos

Pense no que deseja alcançar na mortalidade e procure saber, em espírito de oração, qual é a vontade do Pai Celestial em relação a você. Em seguida, estabeleça metas realísticas para ajudá-la a conseguir o que deseja. Converse a respeito de suas metas com a família. Escolha uma meta individual e pergunte a si mesma: “O que devo fazer para alcançá-la?” Escreva o que pode fazer esta semana. No fim da semana, escreva o que pode fazer na semana seguinte. Repita o processo até haver alcançado o objetivo. Em seguida, escolha outro objetivo pessoal e siga o mesmo processo.

Gostaria de terminar meu discurso lendo uma escritura que encontra-se em:
• Marcos 9:23 (tudo é possível) ‘’ E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.’’

Nenhum comentário:

Postar um comentário